terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lila Bemerguy revela em exposição imagens da Santarém de ontem e de hoje


Imagens da Santarém de ontem e de hoje compõem a exposição 'Olhares Cruzados' da fotógrafa Lila Bemerguy. A mostra será em formato de instalação fotográfica, com imagens em preto e branco de autoria de Lila, Vidal e outros autores anônimos. A exposição poderá ser visitada no Casarão do Barão de São Nicolau, em Santarém, até quinta-feira (23) e de 05 a 30 de janeiro de 2011, no SESC Santarém, com entrada franca.

A fotógrafa pesquisou a história e a obra fotográfica de seu avô paterno, Vidal Bemerguy, e novamente fotografou os lugares registrados por ele. A instalação conta com 25 imagens em preto e branco de autoria da fotógrafa, produzidas com câmera analógica e copiadas em laboratório. Além das imagens, a mostra terá objetos de época, fotos originais de Vidal Bemerguy e projeção de imagens de Santarém, feitas entre 1950 e 1970.

'Olhares Cruzados' será montada inicialmente no Casarão do Barão de São Nicolau, na rua Floriano Peixoto, no centro da cidade. O casarão preservado, onde reside o também fotógrafo Edson Queiroz, foi escolhido não somente pela sua importância histórica, mas por ser um dos poucos preservados na cidade, cuja história arquitetônica foi tão descaracterizada ao longo dos anos. A ideia é proporcionar ao visitante a sensação de circular numa casa onde mora alguém que possui 'alma fotográfica',  um personagem apaixonado por essa atividade, que poderia ser Vidal, ou mesmo qualquer um dos fotógrafos que passaram por Santarém. 

'Lila Bemerguy propõe um curioso encontro entre duas gerações de fotógrafos da cidade de Santarém. Ao revisitar e fotografar locais que serviram de tema para outros fotógrafos que ali, entre as décadas de 1950 e 1970, desenvolveram seu trabalho – dentre eles, Vidal Bemerguy, seu avô –, e mesclá-los a fotos objetos e anotações que dizem respeito a esse período, Lila promove o encontro de olhares separados por 50 anos', explica o curador da exposição, Alexandre Sequeira.

A mostra integra o Circuito das Artes, que apresenta ao público o resultado das Bolsas de Pesquisa, Criação e Experimentação Artística concedidas pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) no ano de 2010. O Circuito apresenta ainda duas outras exposições: 'Elucubrações', de Elaine Arruda, e 'Recortes', de Ruma, na Galeria da Associação Fotoativa (Praça das Mercês, 19, Comércio, em Belém), com visitação até 14 de janeiro de 2011, de segunda a sexta, de 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 13h.

Serviço: Instalação Fotográfica 'Olhares Cruzados', de Lila Bemerguy. Aberta para visitação no Casarão do Barão de São Nicolau (Rua Floriano Peixoto, 346, Centro, Santarém) até quinta-feira (23) e de 05 a 30 de janeiro de 2011, no SESC Santarém (Rua Floriano Peixoto, 535). Entrada franca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário